DIFERENTES CATEGORIAS DE MUNDOS HABITADOS
3. Do ensino dado pelos Espíritos, resulta que muito diferentes
umas das outras são as condições dos mundos, quanto
ao grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus
habitantes. Entre eles há os em que estes últimos são ainda
inferiores aos da Terra, física e moralmente; outros, da
mesma categoria que o nosso; e outros que lhe são mais
ou menos superiores a todos os respeitos. Nos mundos
inferiores, a existência é toda material, reinam soberanas
as paixões, sendo quase nula a vida moral. À medida que
esta se desenvolve, diminui a influência da matéria, de tal
maneira que, nos mundos mais adiantados, a vida é, por
assim dizer, toda espiritual.
4. Nos mundos intermédios, misturam-se o bem e o mal,
predominando um ou outro, segundo o grau de adiantamento
da maioria dos que os habitam. Embora se não possa
fazer, dos diversos mundos, uma classificação absoluta,
pode-se contudo, em virtude do estado em que se acham e
da destinação que trazem, tomando por base os matizes
mais salientes, dividi-los, de modo geral, como segue: mundos
primitivos, destinados às primeiras encarnações da alma
humana; mundos de expiação e provas, onde domina o mal;
mundos de regeneração, nos quais as almas que ainda têm
o que expiar haurem novas forças, repousando das fadigas
da luta; mundos ditosos, onde o bem sobrepuja o mal;
mundos celestes ou divinos, habitações de Espíritos depurados,
onde exclusivamente reina o bem. A Terra pertence
à categoria dos mundos de expiação e provas, razão por
que aí vive o homem a braços com tantas misérias.
5. Os Espíritos que encarnam em um mundo não se acham
a ele presos indefinidamente, nem nele atravessam todas
as fases do progresso que lhes cumpre realizar, para atingir
a perfeição. Quando, em um mundo, eles alcançam o grau
de adiantamento que esse mundo comporta, passam para
outro mais adiantado, e assim por diante, até que cheguem
ao estado de puros Espíritos. São outras tantas estações,
em cada uma das quais se lhes deparam elementos de progresso
apropriados ao adiantamento que já conquistaram.
É-lhes uma recompensa ascenderem a um mundo de ordem
mais elevada, como é um castigo o prolongarem a sua
permanência em um mundo desgraçado, ou serem relegados
para outro ainda mais infeliz do que aquele a que se
vêem impedidos de voltar quando se obstinaram no mal.