terça-feira, 16 de março de 2021

Quais são as 5 obras de Allan Kardec?

Quais são as 5 obras de Allan Kardec?

Qual a ordem de leitura dos livros espíritas?

Os livros seguem a cronologia de lançamento abaixo:

  • O Livro dos Espíritos, Princípios da Doutrina Espírita, publicado em 18 de abril de 1857
  • O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, em janeiro de 1861
  • O Evangelho segundo o Espiritismo, em abril de 1864
  • O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo, em agosto de 1865
  • A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, em janeiro de 1868

Em seguida vamos falar um pouco de cada livro e o que contem neles:

Livro dos Espíritos 

O livro dos espíritos lançado em 18 de abril de 1857, raiou para o mundo a Era do Espírito. O Livros dos espíritos é o código de uma nova fase da evolução humana e sobre ele ergue-se todo um edifício: o da Doutrina Espírita. 

Ele é a pedra fundamental do Espiritismo, o seu marco inicial.

Até a publicação desta obra, os problemas espirituais eram tratados de maneira empírica ou apenas imaginosa. Com ela, o espírito e seus problemas saíram do terreno da abstração, para se tornarem acessíveis à investigação racional, e até mesmo à pesquisa experimental.


Livro dos Médiuns

Espontâneo é, que entre os que se ocupam com o Espiritismo, o desejo de poderem pôr-se em conversação com os Espíritos. Esta obra se destina a lhes achanar o objetivo, levando os a tirar benefício dos nossos longos e laboriosos estudos, pois muito falsa ideia formaria aquele que pensasse bastar, para se considerar perito nesta matéria, saber colocar os dedos sobre uma mesa, a fim de fazê-la mover-se, ou segurar um lápis, a fim de escrever.


Evangelho Segundo Espiritismo

Contendo: a explicação das máximas do Cristo, sua concordância com o espiritismo e sua aplicação a diversas situações da vida.

Podemos as matérias contidas no evangelho em cinco partes:

  1. Os Atos Comuns da vida de Cristo
  2. Os milagres
  3. As profecias
  4. As palavras da Igreja
  5. O ensino moral
Para os homens em particular, é uma regra de conduta que abrange todas as circunstancia da vida particular e pública, o principio de todas as relações fundadas na mais rigorosa justiça.
Dessa forma, foram reunidos no evangelho segundo espiritismo os trechos que podem construir, propriamente falando um código moral universal, sem distinção de cultos.


Entre o Céu e o Inferno

Quando lemos esse livro vemos que ele é dividido em duas partes.

A primeira contem a exposição dos espíritos pelo fatos que o motivaram e a apreciação cautelosa e serena em seus vários aspectos.

Na segunda parte o depoimento das testemunhas sobre o que aconteceu com elas e vemos toda misericórdia divina nos seus julgamentos.



A Gênese 

A concepção espírita da Gênese, aqui exposta, é das mais elevada importância cientifica. Esta obra representa um marco histórico no campo cientifico, abrindo as perspectivas da ciência para era cósmica. Os dados espiritas dão uma nova dimensão e um novo sentido à gênese.



Nenhum comentário:

Postar um comentário