Quais são as 5 obras de Allan Kardec?
Qual a ordem de leitura dos livros espíritas?
Os livros seguem a cronologia de lançamento abaixo:
- O Livro dos Espíritos, Princípios da Doutrina Espírita, publicado em 18 de abril de 1857
- O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, em janeiro de 1861
- O Evangelho segundo o Espiritismo, em abril de 1864
- O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo, em agosto de 1865
- A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, em janeiro de 1868
Em seguida vamos falar um pouco de cada livro e o que contem neles:
Livro dos Espíritos
O livro dos espíritos lançado em 18 de abril de 1857, raiou para o mundo a Era do Espírito. O Livros dos espíritos é o código de uma nova fase da evolução humana e sobre ele ergue-se todo um edifício: o da Doutrina Espírita.
Ele é a pedra fundamental do Espiritismo, o seu marco inicial.
Até a publicação desta obra, os problemas espirituais eram tratados de maneira empírica ou apenas imaginosa. Com ela, o espírito e seus problemas saíram do terreno da abstração, para se tornarem acessíveis à investigação racional, e até mesmo à pesquisa experimental.
Livro dos Médiuns
Espontâneo é, que entre os que se ocupam com o Espiritismo, o desejo de poderem pôr-se em conversação com os Espíritos. Esta obra se destina a lhes achanar o objetivo, levando os a tirar benefício dos nossos longos e laboriosos estudos, pois muito falsa ideia formaria aquele que pensasse bastar, para se considerar perito nesta matéria, saber colocar os dedos sobre uma mesa, a fim de fazê-la mover-se, ou segurar um lápis, a fim de escrever.
Evangelho Segundo Espiritismo
Contendo: a explicação das máximas do Cristo, sua concordância com o espiritismo e sua aplicação a diversas situações da vida.
Podemos as matérias contidas no evangelho em cinco partes:
- Os Atos Comuns da vida de Cristo
- Os milagres
- As profecias
- As palavras da Igreja
- O ensino moral
Entre o Céu e o Inferno
Quando lemos esse livro vemos que ele é dividido em duas partes.
A primeira contem a exposição dos espíritos pelo fatos que o motivaram e a apreciação cautelosa e serena em seus vários aspectos.
Na segunda parte o depoimento das testemunhas sobre o que aconteceu com elas e vemos toda misericórdia divina nos seus julgamentos.
A Gênese
A concepção espírita da Gênese, aqui exposta, é das mais elevada importância cientifica. Esta obra representa um marco histórico no campo cientifico, abrindo as perspectivas da ciência para era cósmica. Os dados espiritas dão uma nova dimensão e um novo sentido à gênese.
Nenhum comentário:
Postar um comentário